sexta-feira, 16 de março de 2012

                          PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Empresa de mineração investe em preservação ambiental

CBMM, sediada em Araxá, trabalha na extração do Nióbio e exporta o minério para vários países

Cícera Gonçaves
5 período de Jornalismo

A CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), fundada em 1955, é responsável pela extração do pirocloro portador do nióbio, minério utilizado pela indústria siderúrgica para melhorar a qualidade dos aços utilizados na construção civil, indústria automobilística e na fabricação de tubulações para a condução de gás e petróleo. Classificada como uma das maiores empresas do ramo no mundo, ela é responsável por 64% da arrecadação tributária de Araxá (MG).

Enquanto a maioria das empresas de mineração usam explosivos para a retirada do minério a CBMM utiliza pás carregadeiras para mover a terra e extrair o minério. Da mina o resíduo é transportado por caminhões até o ponto de alimentação da correia, num percurso médio de 700 metros. Essa mina é regada com água para evitar a geração de poeira no ar.

A atividade extrativista é por natureza degradadora ao meio ambiente e irreversível. Para contrabalancear essa situação a empresa desenvolve, como determina a legislação ambiental, projetos que visam amenizar o impacto causado. A emrpesa dispõe de um viveiro de mudas para arborizar a cidade e controla a emissão de fumaça preta de seus veículos movidos a diesel.





                                                      fonte:http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/ambiente/mineracao.html


Achamos que todas as empresas devem se importar mais com a preservação ambiental e pratica-la, como a empresa citada no texto acima.Elas devem extrair, mas garantindo que haja recursos naturais para as gerações futuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário